sexta-feira, 27 de maio de 2011

E3 2011 vêm aí!

        A Electronic Entertainment Expo, mais conhecida como E3, é uma feira internacional dedicada a jogos eletrônicos. É considerada a maior e mais importante do gênero, por reunir novidades relativas a lançamentos e tendências de mercado de várias empresas do setor. O evento teve seu início em 1995 e, desde então, acontece anualmente. E a edição desse ano está para chegar, e ocorrerá entre 5 e 7 de junho, em Los Angeles.
       É na E3 onde as espresas que dominam o mercado quando o assunto é tecnologia apresentam suas maiores e melhores atualizações. E todos ficam de queixo caído com a quantidade de novidades atraentes. Mas não adianta enganar; o grande suspense da feira reside nas surpresas que as três gigantes do mercado, Sony, Microsoft e Nintendo, trarão para suas plataformas: Playstation 3, X-box 360 e Wii, respectivamente.

       Há seis meses atrás, o cenário dos videogames no mundo era dos mais promissores. Apesar da chamada sétima geração de consoles (que inclui as três plataformas citadas acima) ter se iniciado há mais de cinco anos, as constantes novidades introduzidas – leia-se Kinect, PlayStation Move, 3DS etc. – davam a entender que a geração poderia durar até meados da próxima década. Mas em seis meses muita coisa pode mudar, e agora o cenário que vemos é o de cansaço, de fadiga, um pedido por renovação. E a E3, é a chance que as três gigantes dos games têm de se restabelecer no mercado.
         Todos sabemos que ambas as empresas passaram por algumas dificuldades ultimamente. A Sony conseguiu aumentar as vendas de seu console com o Playstation Slim e o PSmove, mas as coisas não foram nada boas com seu novo portátil, o PSP GO!. Na verdade, o pobrezinho acabou sendo um desatre de público e crítica, chegando a ser descontinuado antes de seu predecessor. Além disso, a Sony passou por sérios apuros com a pôlemica invasão de sua rede online,a Playstation Network, que, numa das piores violações de segurança online da história, roubou os dados de milhões de usuários.
     Os problemas da Nintendo, no entanto,são outros. Seu console, Wii, e também o portátil, DS, foram campeões disparados no quesito venda. Porém, desde o início as reclamações são as mesmas. A Nintendo deixou seu público hardcore (os chamados jogadores “sérios”) de lado e investe nos novos jogadores casuais, e fez inúmeros lançamentos para tal público, enchendo seu console de jogos que são ótimos para serem jogados em família, mas não com a dificuldade ou a jogabilidade mais séria, desejada por um jogador radical. Além disso, a empresa tinha conquistado novos jogadores pela novidade que seu controle de movimento possibilitava, porém, agora, o Wii Remote nada mais é do que uma tecnologia ultrapassada, com o lançamento do PS MOVE e do Kinect, pela Sony e Microsoft, respectivamente.
             A Microsoft foi a gigante que menos sofreu com problemas do tipo. O Xbox sempre teve suas vendas estáveis no mundo, mas elas dispararam com o lançamento do modelo S e principalmente do Kinect, o revolucionário sistema de captura de movimentos. Por outro lado, vêm crescendo na imprensa e nos fóruns especializados críticas em relação à variedade de títulos para o console. Os jogos tradicionais, de joystick, resumem-se a jogos de tiro em primeira pessoa, com enredos parecidos e o típico “mire-atire-troquedearma-mire-atire”. Já os jogos de Kinect, ao invés de apresentarem uma nova abordagem, inovadora e séria, ficam no lugar comum criado pela Nintendo, de aspecto cartunesco, infantil e simplificado.
           Ao analizarmos todos os aspectos, fica claro que o que o público necessita é de novidades, e todos podem estar mais que certos que as três gigantes as trarão em abundância. Se não o fizerem, podem até mesmo perder a confiança de seus clientes, e um enfraquecimento de tais empresas, acabaria gerando um enfraquecimento do próprio mercado de games mundial, algo que não podemos nos dar ao luxo de permitir, tendo em vista todas as décadas e sacrifício que muitos passaram para pôr o mercado no nível em que está hoje.
           E assim, vemos porque a E3 é considerada a maior e mais importante feira de tecnologia. Os resultados nela apresentados pelas empresas que concorrem no mercado, podem influenciar toda uma geração, e ainda mesmo reerguer ou derrubar uma empresa. Tudo o que nos resta fazer é esperar por sua chegada, e acompanhar vigorosamente suas novidades, e rezemos para que essa seja a melhor edição da feira, com os melhores lançamentos, porque, sinceramente, precisamos desesperadamente disto.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More