domingo, 29 de maio de 2011

Diferenças entre as versões 32 e 64 bits

Quantas vezes, quando você estava a procura de um software e tinha as opções para computadores 32bits e 64bits? Provavelmente você sabia como responder, pois é a versão do seu sistema operacional. Mas você sabe a diferença entre 32bits e 64bits? E qual é a versão mais adequada para seu computador?

A principal diferença entre os dois é capacidade de processamento que cada um suporta. Enquanto no 64 bits ele utiliza o máxima de desempenho dos processadores de 64 bits, a versão 32bits extrai uma capacidade ao processadores de 32bits ou 64 bits, desde que possuam o mesmo clock.

Então, devo sempre utilizar a 64 bits?

Não, a versão 64 bits deve ser utilizada quando as configurações de hardware e as aplicações dos usuários necessitarem. Um processador 64 bits, suporta a versão 32bits. Mas o contrario não acontece, se você utilizar uma versão 64 bits num processador 32bits, não ira funcionar, não terá um bom desempenho.

Esses bits não estão relacionados a velocidade, mas sim relacionado a quantidade informação que ele leva em cada viagem, com isso, necessitara de mais memória RAM para potencializar a capacidade. Utilizar a versão 64 bits requer mais memória RAM.

Então o que determina a velocidade de processamento dos dados é o clock do processador, e não a arquitetura.

Um exemplo bem simples:

A versão 32bits é como se fosse uma pickup, com certo espaço para carregar produtos. Já a versão 64bits seria um caminhão, com um espaço amplo para carregar vários produtos.

O Windows 64 bits é capaz de rodar programas desenvolvidos para 32 bits, assim como o Windows 32 bits também roda programas desenvolvidos para 16 bits. No entanto, o Windows 64 não é capaz de executar programas em 16 bits, mesmo em modo de compatibilidade. Ou seja, quem utiliza programas antigos pode perder a sua compatibilidade ao adquirir versão 64 bits.

Quando devo utilizar?

Caso você for rodar somente programas simples, como MSN, acessar a internet e entre outros, é recomendável utilizar a versão 32 bits.

Agora os usuários que trabalham executam aplicativos pesados, como edição de imagem e vídeo, aplicações gráficas, jogar games pesados, etc. É recomendável utilizar a versão 64 bits. Mas lembrando que é necessário ter um hardware adequado.

Também é necessário levar em conta que a versão 32bits somente suporta até 3 GB de memória, caso sua maquina possua mais do que isso é recomendável em todos os casos usar a versão 64 bits, pois se não você estará deixando de utilizar os Gigabytes excedentes.

Espero que todos tenham entendido essas diferenças e fiquem ligados na hora de escolher a arquitetura do sistema operacional. Fiquem a vontade para postar suas dúvidas, elogiar e criticar.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More