sexta-feira, 10 de junho de 2011

Três hackers suspeitos de atacarem a PSN são presos na Espanha


A polícia espanhola disse sexta-feira que prendeu três hackers suspeitos dos recentes ataques cibernéticos na rede do PlayStation da Sony, bem como sites de empresas e governos ao redor do mundo.
Em comunicado, a polícia disse que com as prisões, eles tinham desmontado a liderança local da rede sombria internacional de hackers, chamado de “Anonymous”, que assumiu a responsabilidade por uma grande variedade de ataques.

Um dos "hacktivist" detidos, segundo a polícia, tinha abrigado um servidor de computador em um apartamento na cidade portuária do norte de Gijon, do qual o grupo atacou os sites da loja online de jogos Sony PlayStation.

Ele também foi usado em ciberataques coordenados contra dois bancos espanhóis, BBVA e Bankia, a companhia energética italiana Enel, assim como sites do governo da Espanha, Egito, Argélia, Líbia, Irã, Chile, Colômbia e Nova Zelândia.

A polícia forneceu poucas informações sobre os suspeitos.

A empresa reconheceu que os hackers comprometeram dados pessoais de dezenas de milhões de contas de usuário.

Mami Imada, um porta-voz da Sony em Tóquio, disse que não tinha informações sobre as prisões e se recusou a comentar.

A polícia disse que os membros da “Anonymous” fez uso de um programa de computador chamado LOIC a falhar sites da Web, inundando-os com ataques de negação de serviço.

As prisões vem de uma investigação que foi iniciada em outubro passado.

Entre os recentes ataques, os hackers também derrubaram o site da Comissão Eleitoral Nacional Espanhola no mês passado antes das eleições regionais e municipais.

O movimento contra a lei anti-pirataria está intimamente ligada ao grande movimento de jovens liderados políticos que ocuparam Puerta del Sol em Madrid e em outras praças da cidade desde 15 de maio.

Estes protestos têm chamado para uma revisão completa do sistema político da Espanha - e as leis que visem o download ilegal.

Fonte: Ny Times

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More